Sobre

A Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, ao longo de sua história, tem formado geração de profissionais e, por isso, conquistou respeito e credibilidade junto à sociedade espírito-santense. A partir de 2001,  credenciou-se junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos superiores na modalidade de EaD.

Para dar suporte a essa iniciativa, a Ufes introduziu, na sua estrutura organizacional, o Núcleo de Educação Aberta e a Distância – Ne@ad. Ao longo dos anos, o ne@ad consolidou-se como órgão mediador e gestor das propostas de EaD, tornando-se responsável pela introdução sistematizada dessa cultura na Universidade, bem como  pela mediação,  organização, oferta de cursos e demais atividades acadêmicas à população espírito-santense. A partir de abril/2014, por meio da Resolução n. 08/2014 do Conselho Universitário, foi aprovada a reestruturação organizacional da UFES. Nessa nova estrutura, o ne@ad passou a ser denominado “Secretaria de Ensino a Distância” – SEAD.

O primeiro curso da UFES na modalidade EaD foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do ensino fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior.

Em 2006, a Universidade fez adesão ao projeto piloto do curso de Administração, a distância,  do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Atualmente oferta cursos EaD em 27 Polos Municipais de Apoio Presencial-UAB. Assim, a UFES apresenta-se como parceira institucional no desenvolvimento do ensino, pesquisa, formação continuada e demais ações direcionadas à formação de cidadãos deste estado. Nesse contexto, a  proposta de EaD da UFES visa a intensificar a cultura da educação aberta e a distância na Universidade, bem como a utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação nos espaços formadores internos.

Atualmente, com a política assumida pela Administração Central da UFES, o Programa de Interiorização leva o conhecimento a todas as regiões do estado.

 

MISSÃO:
Propiciar ensino superior e qualificação profissional aos cidadãos na modalidade EaD, de forma colaborativa.

VISÃO:
Consolidar institucionalmente a EaD e ser reconhecida nacionalmente pelo seu nível de excelência.

VALORES:
Valorização do EaD –Excelência – Empreendedorismo – Colaboração – Inclusão – Diversidade.

 

Secretária de Ensino a Distância
Maria José Campos Rodrigues

Diretor Acadêmico
Júlio Francelino Ferreira Filho

Diretor Financeiro
Mauro Pantoja Ferreira

Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação
Luiz Otavio Bastos Rebello

Coordenadora UAB
Teresa Carneiro

Coordenador de Conferência Web e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Marcos Athayde Henriques


WebConferência
O Setor de Webconferência é responsável pelo suporte e atribuições relacionadas à elaboração de webaulas (gravação, edição e guarda de conteúdo intelectual criado na Secretaria de Ensino a Distância – SEAD/UFES), transmissão em tempo real com interação entre interlocutores, tanto para aulas on-line, quanto defesas de bancas de programas da UFES e de outras IES nacionais e estrangeiras de Mestrado, Doutorado, e, também, de eventos como conferências, palestras, seminários e simpósios, entre outros.

 

Equipe de Webconferência
Leonardo José Gomes Kolaga
Magno Wesley Buscaroli
Marcos Athayde Henriques


Laboratório de Design Instrucional – LDI
O Laboratório de Design Instrucional – LDI trabalha no desenvolvimento de soluções em design para os materiais didáticos da modalidade de ensino a distância da Universidade Federal do Espírito Santo. A equipe atua nas áreas de gerência, diagramação, ilustração e multimídia desenvolvendo os materiais em parceria com os professores da universidade.

 

Coordenadores do Laboratório de Design Instrucional
Coordenadora Geral: Letícia Pedruzzi
Coordenadora de Diagramação: Letícia Pedruzzi
Coordenadora de Ilustração: Priscilla Garone
Coordenador de Multimídia e Web: Ricardo Esteves
https://ldi.eadufes.org

 

 

 

Últimos informativos





WordPress Lightbox Plugin