Informativo # 15


“Projeto: Oficina de Informática, ensinando e aprendendo com a terceira idade”

Aconteceu no Polo UAB de Aracruz – ES, no período de 06 de novembro a 12 de dezembro de 2017, o “Projeto: Oficina de Informática, ensinando e aprendendo com a terceira idade”. O projeto foi sugerido e organizado pela Coordenação do Polo, em conjunto com a equipe pedagógica (Pedagoga e tutores) e estudantes dos cursos de licenciatura EaD em Artes Visuais (Rita Léa), Física (Guilherme, Lucicleide e Jucinei), História (José Renato) e Pedagogia (Joselane, Jussara e Sueli Fávaro). O Curso de Informática foi ofertado em duas turmas, sendo uma com aulas às terças e quintas-feiras e outra aos sábados, mediado pelos estudantes citados e totalizando carga horária de 30 horas.

Na terça-feira (12/12/17), às 17h30min, no Auditório do Polo UAB Aracruz – ES, foi realizada a certificação dos 15 alunos, com idades variando entre 55 a 83 anos, que concluíram o Curso. A cerimônia foi descontraída e contou com depoimentos, homenagens, entrega de certificados, de lembranças, de material didático referente às aulas realizadas, troca de um cartão de natal confeccionado pelos alunos e um lanche compartilhado por todos.

Cerimônia de entrega dos certificados

Os alunos da terceira idade expressaram seus agradecimentos e interesse no Curso ofertado: “Este Curso foi a melhor coisa que me aconteceu. Não sabia nem mexer no celular, agora além de mexer no celular uso o computador!” (Lecir Lourenço); “Oficina maravilhosa! Os professores estão bem preparados para nos ensinar. Pena que está acabando!” (Hildette); “Queria que tivesse mais, estou conseguindo aprender muita coisa, nunca pensei que pudesse fazer essas coisas, mas eu posso!” (Rosânia); “Curso excelente, vai me ajudar em meu trabalho. Antes eu ficava fora das conversas porque não entendia nada de internet, agora já sei um pouquinho.” (Nilton); “Eu tive um bom aprendizado, mas gostaria que tivéssemos outros cursos similares e com maior duração.” (Elício).

Segundo a Coordenadora do Polo UAB em Aracruz, Maria Goretti Moro Gomes, “Este Curso já era um desejo nosso e foi proposto aos alunos como parte da carga horária para compor a exigência curricular de atividades complementares, mas também para que pudéssemos prestar serviços e compartilhar saberes com a comunidade local. A Oficina foi um sucesso, além de aprender os conteúdos, divertiram-se e tornaram-se amigos.”

Turma das terças e quinta-feiras

A mediadora Joselane Teixeira Pimentel Souza, graduanda em Pedagogia, feliz pelos resultados com a turma, fez o seguinte relato: “No início eram só aulas ou instruções acerca de informatizar a terceira idade. E assim começamos com os planejamentos das aulas a serem dadas, mas, na primeira aula, a empolgação e o interesse por parte dos alunos experientes eram tão grandes, tão cativante que começamos, sem que observássemos uma troca de aprendizado, carinho e amizade, que tornou a oficina tão agradável, tão satisfatória de estar ali contribuindo a quem já tanto fez. Criamos um laço de amizade sincero e aprazível, que passamos de meros professores a alunos também, oportunidade na qual troca de experiências ocorria a cada aula de forma harmoniosa. Enfim, chegamos à formatura deles, no dia 12 de dezembro com gostinho de quero mais, por ambas as partes. Trouxe-me crescimento como pessoa e, com certeza, sinceras novas amizades.”

Turma dos sábados

A graduanda em Artes Visuais – EaD/UFES, Rita Léa Siqueira, coordenou os demais colegas com os planejamentos realizados semanalmente para realização das aulas. Segundo relatou Rita, “No início eles estavam tensos por lidar com uma tecnologia até então desconhecida, pois alguns nunca tinham mexido com os computadores e chegaram aqui sem conhecer absolutamente nada. Porém, com o passar dos dias, eles se soltaram e mostraram ainda mais desejo em aprender”.

Texto e imagens: Polo UAB de Aracruz – ES

Últimas do blog




Últimos informativos




WordPress Lightbox Plugin