Informativo # 13


Visita à exposição “Mistérios do Egito Antigo e Maravilhas de Pompeia”, realizada pelos estudantes e tutora presencial do Curso de Licenciatura em História – EaD/UFES

No dia 28 de outubro de 2017, os estudantes do Curso de Licenciatura em História EaD/UFES, sob a supervisão da tutora Louise Storni Vasconcelos de Abreu, visitaram a exposição “Mistérios do Egito Antigo e Maravilhas de Pompeia”. O evento aconteceu no Shopping Mestre Álvaro, localizado no município de Serra – ES. A exposição estará nesse espaço no período de 14 de outubro a 10 de dezembro de 2017 e conta com 161 peças originais e 147 réplicas, incluindo múmias, sarcófagos e muito mais.

A visita foi guiada, com explicações sobre as peças e a sua relação com às dinastias e à mitologia egípcia. Foi também apresentado um documentário sobre Pompeia, tratando de momentos que antecederam a catástrofe em 79 d.C..

Texto e imagens: Curso de Licenciatura em História EaD/UFES

A tutora Louise Storni Vasconcelos de Abreu destaca: “Para os alunos do Curso de Licenciatura em História EaD/UFES é importante vivenciar exposições e obras de arte, primeiramente, porque esses eventos não chegam ao interior do estado. Segundo, por possibilitarem outra visão sobre a Antiguidade com possibilidade de elaboração de um plano de aula diferenciado, pois a ideia de difusão da cultura, arte e História deve chegar às escolas, já que os alunos do curso irão se formar no final desse ano letivo”.

Texto e imagens: Curso de Licenciatura em História EaD/UFES

O aluno Ruan Bobbio afirmou: “A visita à exposição Maravilhas do Egito e Pompeia pode nos proporcionar uma valiosa experiência. Particularmente, poder se aprofundar nos aspectos culturais e religiosos do povo egípcio. Ver a riqueza de detalhes de suas obras me traz uma noção da riqueza e complexidade dessa civilização. Foi muito enriquecedor”.

O aluno Gustavo Sérgio Mendonça afirma: “A exposição possibilitou aos alunos do curso de História da UFES conhecer artefatos arqueológicos e históricos de duas grandes civilizações da antiguidade: a egípcia e a romana, especificamente representada por Pompeia, cidade desaparecida na erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.. A visita à exposição contou com explicações da guia, tratando de aspectos relacionados às várias dinastias egípcias, havendo estátuas e bustos dos faraós, a mitologia e/ou politeísmo local, o processo de mumificação, entre outros temas. Sobre Pompeia, várias peças, moldes em gesso das vítimas da erupção vulcânica (humanas e animais), vasos, utensílios cotidianos, fazem parte do acervo material. Além de um documentário sobre essa cidade romana, tratando dos momentos que antecederam à catástrofe em 79 d.C., houve a apresentação de outros mais, como sua importância econômica e política, a estrutura urbana, com banhos públicos, casas de prostituição e escavações arqueológicas”.

Texto e imagens: Curso de Licenciatura em História EaD/UFES

Últimas do blog




Últimos informativos




WordPress Lightbox Plugin